Quanto tempo eu tenho para entrar com uma ação trabalhista ?

Quanto tempo eu tenho para entrar com uma ação trabalhista ?

por | jul 12, 2021 | Advocacia Curitiba | 0 Comentários

Quanto tempo eu tenho para entrar com uma ação trabalhista ?

📝Você sabia que existe um limite de tempo para que seja ajuizada uma açõa trabalhista?

📌Caso esse prazo seja excedido, ocorre a prescrição, que é a perda do direito de ação ocasionada pelo transcurso do tempo em razão do titular do direito não o ter exercido.

📌No direito do trabalho, temos a prescrição quinquenal que é o prazo referente aos últimos 5 anos que o trabalhador pode reclamar verbas trabalhistas não pagas pelo empregador.

📌O início da contagem do tempo é a data do ajuizamento da ação, ou seja, o trabalhador demitido tem o prazo de dois anos para reivindicar judicialmente direitos em face da empresa, correspondente aos últimos cinco anos de contrato. Caso seja encerrado o vínculo de trabalho entre empregado e empregador, o trabalhador terá prazo de 2 anos para ajuizar uma ação.

📝O reconhecimento do vínculo de emprego prescreve?

📌O reconhecimento da existência de um vínculo empregatício, como se trata de uma mera declaração, não prescreve. Ou seja, mesmo que o trabalhador ultrapasse os prazos prescricionais mencionados acima, ainda é possível obter tal reconhecimento. Vale ressaltar que o mesmo pode não ocorrer para direitos que estejam relacionados ao reconhecimento do vínculo empregatício caso os prazos prescricionais já tenham sido excedidos.

Categorias

Agende seu horário

Agende seu horário

Orçamento
Fale Conosco