Síndrome de Burnout e o afastamento no trabalho

Síndrome de Burnout e o afastamento no trabalho

por | set 19, 2018 | Advocacia Curitiba | 0 Comentários

Temos hoje inúmeros profissionais de diversas áreas sofrendo com esgotamento emocional, gerando um alto nível de stress e frustração. Isso acaba por gerar uma péssima condição de trabalho para quem está enfermo desta doença psicológica e também para seus familiares e colegas de trabalho que com a situação acabam por se solidarizar.

Levando isso em conta, escrevemos esse post sobre a Síndrome de Burnout e o Afastamento no trabalho.

Tudo isso gera um desgaste no profissional, o que também podemos chamar de esgotamento mental, a famosa Síndrome de Burnout. Assim, o profissional começa a sentir esses efeitos quando já não consegue mais laborar como em sua melhor fase psicológica. Também não sente mais prazer em se relacionar com colegas de trabalho e perde a vontade de prosseguir profissionalmente. Além disso, surgem reflexos na vida pessoal que podem propiciar depressão e afastamento do trabalho

Características da Síndrome de Burnout e o Afastamento no trabalho

Com o stress prolongado do trabalho, os sintomas crescem, fazendo o profissional trabalhar em média 5 horas a menos por semana. Pode ainda fazer com que enfrente maior risco de acidente e descontrole no seu ambiente de trabalho.

As características da Síndrome de Burnout são primeiramente a exaustão aonde o profissional se sente no limite físico e emocional. Assim, surgem dores musculares, dor de cabeça, náuseas, insônia e diminuição do apetite e desejo sexual. Tais sintomas deixam o indivíduo impaciente e com raciocínio lento, sendo a principal característica de quem sofre com esses transtornos.

A segunda característica é o afastamento/distanciamento afetivo do trabalhador com seus colegas passando a ter o mínimo possível de contato e dialogo com os mesmos, até mesmo tornando-se uma presença ranzinza e negativista no ambiente, vindo a ter a relação enfraquecida e se isolando sempre que possível para evitar tais situações.

A terceira característica é a redução na produção diária. Com a baixa satisfação profissional ele acaba por baixar sua produtividade e fica com a sensação de que seu esforço não está tendo valor para o proposito da sua profissão, ou seja, perde a animação de produzir seu trabalho.

Como funciona o afastamento ?

No Brasil muitos trabalhadores vêm se queixando dos sintomas da doença. Assim, tem-se a Síndrome de Burnout e o Afastamento no trabalho.

O tratamento é totalmente viável para qualquer classe, porém, exige o afastamento das tarefas diárias para que seja feito. Pois leva tempo e o profissional precisa desacelerar até o momento em que voltar se sentir em perfeita harmonia com seu trabalho. A volta ao trabalho também deve ser gradual e não de forma acelerada, isso para que o profissional não volte a sentir os sintomas da doença e venha a ter que requerer o afastamento novamente, prejudicando ainda mais a sua saúde.

Categorias

Tags

ADVOGADO TRIBUTARISTA ADVOGADO TRIBUTARISTA ABC ADVOGADO TRIBUTARISTA AMERICANA ADVOGADO TRIBUTARISTA ARAPONGAS ADVOGADO TRIBUTARISTA ARAUCÁRIA ADVOGADO TRIBUTARISTA BARUERI ADVOGADO TRIBUTARISTA CAMPINAS ADVOGADO TRIBUTARISTA CASCAVEL ADVOGADO TRIBUTARISTA COLOMBO ADVOGADO TRIBUTARISTA CURITIBA ADVOGADO TRIBUTARISTA DIADEMA ADVOGADO TRIBUTARISTA GUARATUBA ADVOGADO TRIBUTARISTA JANDIRA ADVOGADO TRIBUTARISTA LITORAL PR ADVOGADO TRIBUTARISTA LITORAL SP ADVOGADO TRIBUTARISTA LONDRINA ADVOGADO TRIBUTARISTA MARINGÁ ADVOGADO TRIBUTARISTA MAUÁ ADVOGADO TRIBUTARISTA PARANAGUÁ ADVOGADO TRIBUTARISTA PINHAIS ADVOGADO TRIBUTARISTA PONTA GROSSA ADVOGADO TRIBUTARISTA PRESIDENTE PRUDENTE ADVOGADO TRIBUTARISTA REGISTRO ADVOGADO TRIBUTARISTA RIBEIRÃO PIRES ADVOGADO TRIBUTARISTA RIBEIRÃO PRETO ADVOGADO TRIBUTARISTA RIO GRANDE DA SERRA ADVOGADO TRIBUTARISTA SANTO ANDRÉ ADVOGADO TRIBUTARISTA SANTOS ADVOGADO TRIBUTARISTA SOROCABA ADVOGADO TRIBUTARISTA SUZANO ADVOGADO TRIBUTARISTA SÃO BERNARDO DO CAMPO ADVOGADO TRIBUTARISTA SÃO CAETANO ADVOGADO TRIBUTARISTA SÃO JOSÉ DO RIO PRETO ADVOGADO TRIBUTARISTA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS ADVOGADO TRIBUTARISTA ZONA LESTE SP ADVOGADO TRIBUTARISTA ZONA NORTE SP ADVOGADO TRIBUTARISTA ZONA OESTE SP ADVOGADO TRIBUTARISTA ZONA SUL SP CONSULTORIA DE ADVOGADO ALMIRANTE TAMANDARÉ CONSULTORIA DE ADVOGADO ARAUCÁRIA CONSULTORIA DE ADVOGADO CAMPO LARGO CONSULTORIA DE ADVOGADO COLOMBO CONSULTORIA DE ADVOGADO FAZENDA RIO GRANDE CONSULTORIA DE ADVOGADO PINHAIS CONSULTORIA DE ADVOGADO SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Agende seu horário

Agende seu horário

Orçamento
Fale Conosco